Perguntas Frequentes


1 - Os CERTIFICADOS emitidos pelo Teologia24horas tem alguma validade?

SIM.
Os CERTIFICADOS emitidos pelo IBI/Teologia24horas são válidos em todo o território nacional, bem como nas Convenções Regionais e Nacionais das principais denominações do Brasil, porque o IBI/Teologia24horas, possui todas as prerrogativas e igualdades "teológicas, religiosas e eclesiásticas" como os de quaisquer Instituto Bíblico ou Escola Teológica que ministrem cursos LIVRES de teologia no Brasil.

Nossos CERTIFICADOS são válidos para as seguintes finalidades: Em razão do nosso PERFIL INTERDENOMINACIONAL, não temos como estabelecer esse tipo de convenção, pois em caso afirmativo teríamos de contar com o reconhecimento de inúmeras convenções. Também pela multiplicidade de igrejas e convenções, aquela prática se torna impossível. Nossos formandos, das mais diversas denominações, não têm encontrado dificuldades para o reconhecimento em suas respectivas igrejas, além de poder atuar nas mais diversas áreas teológicas.

a) Área ACADÊMICA: Com o CERTIFICADO de NÍVEL AVANÇADO (Bacharel, Pós Graduação e Mestrado) de Teologia Sistemática do IBI/Teologia24horas, você poderá prosseguir seus estudos na área teológica, e ingressar em pós-graduação (especialização/mestrado) e pós-especialização (doutorado) em qualquer Faculdade Teológica ou seminário que ofereça “CURSOS LIVRES” de Teologia.

b) Área EDUCACIONAL: Com o CERTIFICADO de NÍVEL AVANÇADO (Bacharel, Pós Graduação e Mestrado) de Teologia Sistemática do IBI/Teologia24horas, você poderá exercer uma atuação educativa nos estabelecimentos de educação que necessitem de formação teológica, Igrejas, Seminários, etc.

c) Área RELIGIOSA: Com o CERTIFICADO de NÍVEL AVANÇADO (Bacharel, Pós Graduação e Mestrado) de Teologia Sistemática do IBI/Teologia24horas, você estará apto a desenvolver atividades religiosas, como batismos, celebração da Santa Ceia, ordenação de ministros, obreiros, casamentos, liturgia do culto, etc., desde que, o aluno seja um ministro ordenado pela sua denominação.

d) Área INSTITUCIONAL: Com Teólogo formado no IBI/Teologia24horas, você poderá atuar ainda, como CONSULTOR de organismos culturais para o CAMPO RELIGIOSO, e CONSULTOR dos meios de comunicação para temas vinculados ao campo religioso.

d) Área SOCIAL: Como Teólogo formado pelo IBI/Teologia24horas, você poderá atuar também como CONSULTOR na ÁREA ÉTICA e TEOLÓGICA.

 

2 - Como FUNCIONA o PROCESSO de COMPRAS no Teologia24horas

O PRIMEIRO PASSO é bem simples!

a) Se ainda não fez, faça AGORA MESMO o seu CADASTRO informando seus DADOS PESSOAIS (nome completo, email, telefone, localização) em nosso sistema, se preferir, pode clicar no nome de qualquer um dos módulos de seu interesse e fazer o CADASTRO.

b) Após o CADASTRO você será redirecionado automaticamente para o seu AMBIENTE DE ALUNO, entre no menu CURSOS DISPONÍVEIS, e inicie o seu Módulo de INTRODUÇÃO ao Curso de Teologia Sistemática, TOTALMENTE GRATUITO, por um período de 14(quatorze) dias.

Os módulos do Curso de Teologia Sistemática, são adquiridos através de uma ASSINATURA MENSAL no valor de R$ 39,90 (trinta e nove reais e noventa centavos), através da qual você terá ACESSO ILIMITADO ao conteúdo do Curso de Teologia Sistemática. 

 

3 - O Teologia24horas esta VINCULADA a alguma denominação?

O IBI Serviços Educacionais Ltda, em razão de seu caráter público/institucional NÃO esta ligada a nenhuma denominação, é uma entidade de ensino religioso, de confissão cristã evangélica interdenominacional.

A nossa proposta é poder atender à todos que querem realmente aprender a Palavra de Deus, temos alunos das Igrejas Assembleias de Deus em seus mais variados ministérios, Quadrangular, Casa da Bênção, Igreja Batista, Igreja o Brasil para Cristo, Luz para os Povos, Sara Nossa Terra e várias comunidades evangélicas. 

Por isso optamos em montar nossa Grade Curricular baseado exclusivamente nas DOUTRINAS BÍBLICAS. Mas a nossa diretoria e professores/tutores/monitores são compostos de pessoas fiéis e membros ativos da várias igrejas evangélicas.

 

4 - O Teologia24horas é LEGALMENTE constituída?

SIM. O IBI está devidamente registrada no Cartório Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), inscrição estadual, municipal e devidamente inscrita da Receita Federal, que dão legalidade ao seu devido funcionamento como instituição de ensino.

 

5 - Ao me formar receberei uma CREDENCIAL de pastor?

NÃO. A nossa instituição, NÃO ORDENA NINGUÉM.
Entendemos que a ordenação ministerial esta baseada na vocação dada por Deus e é responsabilidade EXCLUSIVA e INTRANSFERÍVEL de Igreja ou Convenções. Por isso, sempre recomendamos que verifique com a sua denominação os trâmites corretos para a sua ordenação.

 

6 - O Curso de Teologia Sistemática do Teologia24horas são ou precisam ser reconhecidos pelo MEC

NÃO PRECISA. Atualmente o único curso em que o MEC tem regulamentado é o de Bacharel em Teologia, porém, em nossa instituição, nem este e nem os demais cursos precisam do reconhecimento do MEC, pois trata-se de cursos LIVRES.
Todos os cursos do IBI/Teologia24horas são de CARÁCTER LIVRE, com finalidade estritamente de FORMAÇÃO TEOLÓGICA, RELIGIOSA e ECLESIÁSTICA.

No caso dos cursos ministrados pela nossa instituição, o aluno deve está ciente de que NÃO estará fazendo um curso SUPERIOR, mas um curso AVANÇADO EM TEOLOGIA, o IBI ainda não é uma FACULDADE, mas sim uma ESCOLA de formação teológica, religiosa e eclesiástica.



7 - Eu posso fazer INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS do meu curso de BACHAREL no Teologia24horas em uma instituição credenciada pelo MEC para eu ter o meu diploma de nível superior?


DEPENDE.
Pois queremos primeiro deixar claro o seguinte, o nosso objetivo não é formar pessoas para depois convalidarem o curso de Bacharel em Teologia como curso superior, como já dissemos, este os demais cursos do IBI, têm a finalidade estrita de FORMAÇÃO TEOLÓGICA, RELIGIOSA e ECLESIÁSTICA.

Esclarecendo isso, queremos informar que no Parecer CNE/CES 063/04 do MEC não tem nada que impeça você, ao concluir o curso livre de Bacharel em Teologia Sistemática no IBI, de fazer a INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS em uma instituição reconhecida. Porém a nossa instituição não garante que isto aconteça com você, por dois motivos:

a) As normas de ingresso para Integralização de Créditos são fornecidas pela instituição credenciada pelo MEC, e nós não temos como interferir nas regras de outra instituição (umas exigem vestibular, outras que o curso livre tenha sido presencial, outras exigem que o curso livre tenha no mínimo 1600 horas aulas.

b) Nós não podemos garantir que até o final do seu curso o MEC ainda estará permitindo existir o curso de INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS, pois o MEC tem autonomia de acabar com este curso a qualquer momento sem prévio aviso.

Estas informações não são válidas somente para a nossa instituição, mas para toda e qualquer instituição que ministre os cursos livres de teologia, por isso, cuidado com promessas que não poderão ser cumpridas posteriormente.

 

8 - O Teologia24horas pode usar o termo FACULDADE TEOLÓGICA em seu nome ou teria que ser SEMINÁRIO

PODE. O próprio Conselho Nacional de Educação, órgão do Ministério da Educação (MEC), utiliza as nomenclaturas "Faculdades Teológicas" e "Seminários Maiores" para as instituições que ministram os cursos livres de teologia. 

Mas nós utilizamos INSTITUTO por causa do caráter das PESQUISAS TEOLÓGICAS que realizamos com o objetivo de um trabalho mais apurado das Escrituras Sagradas.

Abaixo, a citação de um dos pareceres mais recentes que demonstram esta terminologia:

Parecer CNE/CES 063/04
"Para efeito da integralização dos créditos para conclusão do curso superior de Teologia nos cursos de Teologia devidamente reconhecidos pelo MEC, o portador de certificado oriundo dos cursos livres de Teologia, egressos de Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou Instituições congêneres deverão cursar, no mínimo 20% (vinte por cento) da carga horária exigida para a obtenção do diploma de Curso Superior de Teologia, bacharelado".

 

9 - Os cursos reconhecidos pelo MEC tem o mesmo objetivo de um curso livre de teologia?

NÃO PODE MAIS.
Os cursos reconhecidos pelo MEC não podem mais ser CONFESSIONAIS e os mesmos não tem mais o objetivo de preparação e capacitação ministerial, pois eles devem tratar em seu Currículo apenas o que diz respeito a formação técnico-teológica (normatizado pelo PARECER CNE/CES 118/2009) que mudou completamente as normas para a aprovação e currículos dos cursos de teologia, transformando os mesmos em cursos com o objetivo de formação exclusivamente acadêmica (esclarecemos que não somos contra a formação acadêmica e a validação dos cursos teológicos como cursos Superiores, mas contra a interferência do Estado na Igreja, o que fere a nossa Constituição, pois está ditando as normas e regras na formação denominacional, Bíblica e Teológica dos nossos vocacionados.


Abaixo citamos alguns trechos deste parecer para esclarecimento geral:

Parecer CNE/CES 118/2009
"A exclusão da análise da matriz curricular, deixando às instituições plena liberdade na composição de seus currículos, no entanto, terminou por gerar a aprovação de cursos de Teologia com caráter exclusivamente, confessional. Alguns desses cursos não apresentam características acadêmicas, não respeitam o pluralismo da área nem a universalidade de conhecimento própria do ensino superior. Restringem-se a uma única visão teológica e se caracterizam como cursos catequéticos a serviço de uma confissão religiosa e terminaram por ferir o princípio constitucional da separação entre Igreja e Estado, pois preparam o aluno para atuar em uma única religião, papel que não cabe ao Estado nem a instituição de ensino superior por ele credenciadas"
"Salienta-se, outrossim, a importância do respeito à laicidade do Estado, a fim de evitar que os cursos tenham um caráter confessional, prosilitista, fechados em uma única visão de mundo e de homem. Espera-se que os cursos de graduação em Teologia, bacharelado, formem teólogos críticos e reflexivos, capazes de compreender a dinâmica do fato religioso que perpassa a vida humana em suas várias dimensões. Propõe-se que os currículos dos cursos de graduação em Teologia, bacharelado, desenvolvam-se a partir dos seguintes eixos:"

a) eixo filosófico - que contemple disciplinas que permitam avaliar as linhas de pensamento subjacentes às teologias, conhecer as suas bases epistemológicas e desenvolver o respeito à ética;

b) Eixo metodológico - que garanta a apropriação de métodos e estratégias de produção do conhecimento científico na área das ciências humanas;

c) Eixo histórico - que garanta a compreensão dos contextos culturais e históricos;

d) Eixo sociopolítico - que contemple análises sociológicas, econômicas, e políticas e seus efeitos nas relações institucionais e internacionais;

e) Eixo linguístico -  que possibilite a leitura e a interpretação dos textos que compõem o saber específico de cada teologia e o domínio de procedimentos da hermenêutica;

f) Eixo interdisciplinar -  que estabeleça diálogo com áreas de interface, como a psicologia, a antropologia, o direito, a biologia e outras áreas científicas."

 

10 - Os MÓDULOS do Curso de Teologia Sistemática do Teologia24horas seguem as regras estabelecidas pelo MEC, quanto ao seu currículo?

SIM e NÃO.
Apesar de nós não precisarmos seguir as normas do MEC optamos em manter o que diz o parecer do MEC 063/04 que cita o decreto de lei 1.051/69 que determina que os "estudos realizados em Seminários maiores, Faculdades religiosa... ...tivessem a duração mínima de dois anos" (este tempo diz a respeito ao curso de Bacharel em Teologia) e o parecer 241/99 onde determina que "os cursos de bacharelado em Teologia sejam de composição curricular livre, a critério de cada instituição, podendo obedecer a diferentes tradições religiosas".

Por isso, mantivemos o objetivo de FORMAÇÃO ECLESIÁSTICA e MINISTERIAL dos nossos cursos sem desmerecer o rico e necessário conhecimento da TEOLOGIA.

 

11 - Por que o Teologia24horas tem poucos cursos, tendo em vista em outras instituições à distância tem vários cursos em diversos níveis diferente?

A resposta é simples, porque desejamos sempre a excelência.
Como servos de Deus nós não temos intenção de criar cursos somente por questões financeiras, todos os nossos cursos são historicamente estabelecidos em nossas igrejas e não vemos a necessidade de criarmos títulos de cursos somente para dizer que temos cursos com níveis A ou B.
Isso é apenas uma forma de conseguir mais alunos com títulos de cursos que nunca existiram e efetivamente não tem função estabelecida.
Claro que você tem a liberdade de escolher a instituição que deseja estudar, mas saiba que o baixo custo que você terá agora pode sair muito mais caro no futuro.
Você pode até não vir estudar conosco, mas invista em uma instituição que tem o nome imaculado e procure verdadeiramente preparar obreiros para a seara

 


12 - O Curso de Teologia Sistemática é ministrado em Português?

SIM. As disciplinas lecionadas ou que tenham material em língua estrangeira são traduzidas.
Neste momento apenas os cursos em língua portuguesa estão disponíveis.
Num futuro próximo, estaremos operando com cursos em Espanhol e Inglês.



13 - Qual é a diferença entre o Curso de Teologia Sistemática na modalidade PRESENCIAL e o EaD “ensino à distância”?


O curso a distância possui a mesma carga horária das aulas presenciais, a diferença esta na flexibilidade o horário, em que o aluno determina a quantidade de horas/aulas estudadas, porém conta com as mesmas disciplinas. Importante salientar que nossos alunos têm a companhia de um tutor que podem acessá-lo através da nossa plataforma educacional.
E o curso presencial conta com o professor, dias e horas determinadas pelo coordenação do curso.



14 - Eu posso ouvir as AULAS dos Módulos do Curso de Teologia Sistemática do Teologia24horas no meu rádio do carro?


Este é um projeto futuro, onde integraremos esta modalidade de ensino. No momento, estamos operando apenas com curso apostilado com aulas presenciais e a distância. Porém o aluno tem à sua disposição nossa biblioteca virtual, onde livros e apostilas poderão ser baixados e impressos gratuitamente.



15 - Os MÓDULOS do Teologia24horas oferecem algum tipo de Título Religioso?


NÃO.
O IBI certifica o aluno pela conclusão do curso teológico escolhido. O que não dá nenhum direito ao aluno de receber títulos religiosos, tais como: Pastor, Reverendo, Ancião, Cooperador, Diácono, Rabino, Sacerdote, Apóstolo e etc.
Estes títulos são concedidos por uma denominação ou convenção de ministros sob a autoridade de seus respectivos líderes.



16 - Eu já fiz um Curso de Teologia, posso eliminar matérias nos cursos do Teologia24horas?

NÃO. A nossa Grade Curricular é exclusiva não se comparando a outras entidades de ensino teológico. Sendo assim, é interessante o estudante adquirir toda a nossa grade curricular.



17 - Eu poderia fazer os MÓDULOS do IBI/Teologia24horas no Exterior?

SIM. Porém, neste momento, estamos trabalhando apenas com a língua portuguesa, mas futuramente estaremos ministrando em Espanhol e Inglês.



18 - Quem preparou o conteúdo dos livros utilizado pelo Teologia24horas nos seus cursos teológicos?


O professor e mestre Pr. Francisco Miranda é o responsável pela compilação e adaptação dos livros estudados nos módulos do Curso de Teologia Sistemática do 
IBI/Teologia24horas. O material é resultado de apontamentos de sala de aula, apostilas pessoais, referências bibliográficas, etc., utilizadas durante os cursos de Básico, Médio, Bacharel e Mestrado em Teologia Sistemática que concluiu nas mais diversas Instituições no Brasil. Além da graduação em jornalismo é pós graduado em Gestão e Orientação Escolar e outros cursos de especializações.


19 - Eu não trabalho com CHEQUE nem com CARTÃO DE CRÉDITO. Como posso fazer os pagamentos da minha ASSINATURA?

Através de BOLETOS BANCÁRIOS, o que facilita para qualquer pessoa, mesmo sem muito recurso financeiro, a pessoa pode fazer a ASSINATURA MENSAL em nossa Plataforma ONLINE e aproveitar o que há de melhor na Teologia Sistemática no Brasil.

 

20 - O que eu preciso fazer para me matricular no Teologia24horas? E depois de matriculado, quando eu receberei os meus primeiros módulos?

Basta se CADASTRAR em nosso website (www.teologia24horas.com.br) e fazer a sua ASSINATURA MENSAL por boleto ou cartão de crédito.
Assim que recebermos a confirmação do pagamento, os módulos do Curso de Teologia Sistemática será liberado automaticamente. 


21 - Com o Curso de Bacharel em Teologia Sistemática do Teologia24horas, posso me filiar no CFT?

SIM. A conclusão do curso dá ao aluno o direito de registrar-se como TEÓLOGO. Pedindo sua filiação ao Conselho Regional de Teologia e Conselho Federal de Teologia. De acordo com o Ministério do Trabalho, Portaria Mtb 1.334/94 e Decreto Lei nº 76.900/75 - Teólogo - CBO Cód. 1.96.40 -  Após a conclusão do curso o aluno poderá filiar-se ao CFT.